Tekoá Brasil avalia atrativos das Serras Gerais e firma parcerias para novo projeto

Localizada no Sudeste do Tocantins, região turística reúne grande diversidade de atrativos naturais.


O espetacular Cânion Encantado, em Almas, estará presente no próximo projeto da Tekoá


Ligar uma região turística já consolidada, em Goiás, a outra com enorme potencial, no vizinho Tocantins. Esta é a proposta da operadora de turismo sustentável Tekoá Brasil, sediada em Alto Paraíso (GO), principal município da Chapada dos Veadeiros, que enviou o diretor Marcos Luz a alguns dos municípios da Região Turística das Serras Gerais, para um trabalho de reconhecimento.


O balanço desta viagem foi muito além das expectativas e vai resultar na formatação de vários roteiros conectando a região que até 1988 integrava um único estado, Goiás. “Temos certeza de que esses roteiros vão atrair a atenção das grandes operadoras de ecoturismo do País, com as quais mantemos parceria, e dos viajantes em geral, amantes das viagens de experiência e conexão com a natureza”, afirma Marcos Luz.


Ao longo de uma semana, o diretor da Tekoá Brasil teve a oportunidade de conhecer belas cachoeiras, cânions e trilhas, rios de águas transparentes e dunas localizadas nos municípios de Almas, Rio da Conceição e Aurora do Tocantins.


“Mais do que natureza preservada, as Serras Gerais contam com um povo acolhedor e fácil acesso”, comemora, ao revelar que já foram firmadas várias parcerias com guias e condutores de turismo, pousadas e restaurantes. “Teremos roteiros surpreendentes”, promete.


Cerrado e muita água


O Cerrado é considerado a caixa d’água do Brasil, abrigando as nascentes das maiores bacias dos rios Amazônia/Tocantins, São Francisco e Prata. Boa parte de suas áreas contínuas encontra-se nos estados de Goiás e Tocantins, que também revelam cenários riquíssimos, com uma grande diversidade de atrativos.


Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial, a Chapada dos Veadeiros conta com um Parque Nacional, um Parque Estadual e dezenas de propriedades particulares que ostentam cachoeiras com convidativos poços para banho, acessados por trilhas entre montanhas, cânions, minas de cristais e uma energia mística contagiante.

Nas Serras Gerais, uma palavra pode resumir a região: diversidade! São tantos os atrativos naturais e roteiros de experiência que fica difícil optar por apenas um entre tantos destinos. Uma das paradas foi o município de Aurora (foto), que juntamente com sua vizinha Lavandeira surpreende pelos rios de águas transparentes, grutas e dunas.

Já Rio da Conceição oferece trilha aquática, lagoa com ares de Caribe, mirante (abaixo) e uma vivência acolhedora em uma propriedade rural. Em Almas, os destaques são o espetacular Cânion Encantado e o Vale dos Pássaros, um santuário de preservação ambiental.


Agradecimentos:

Prefeitura de Almas (Raquel Macedo)

Pousada Cantinho do Paraíso (Creusinar e Laura)

Pousada e Restaurante Agenda 21 (Osmane e Leide)

Pousada Cerrado Novo

Pousada Águas do Jalapão (Nilton Roversi)

Seriema Turismo (Fernanda Tainã)

Tiriba Ecoturismo (Wagner e Renato)

Cânion Encantado (Bomfim e Rosa)

Vale dos Pássaros (Davi Mendes e Antônia)

Farinhada do Preto (Preto e Ednélia)

Condutores Alminha e Vinícius



120 visualizações0 comentário