Vamos ajudar as comunidades quilombolas a enfrentar esta pandemia!


Assim como os povos indígenas, as comunidades quilombolas do Brasil também são reconhecidas pelo alto grau de vulnerabilidade diante do novo coronavírus (Covid-19). Falência estrutural das condições sócio-sanitárias e o racismo institucional são apontados como fatores para a alta mortalidade entre este grupo.


Dados oficiais registraram 1.206 casos confirmados e 126 mortes entre quilombolas até o último dia 5 de julho, sendo o Rio de Janeiro e os estados da Amazônia os mais atingidos. Em função da dificuldade de atendimento hospitalar e de testagem, acredita-se que o número de contaminados pode ser seis a sete vezes superior.


Uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aponta outro dado alarmante: em comparação com a média mundial de índice de mortes, os óbitos em quilombos brasileiros são até sete vezes maiores. O primeiro óbito confirmado em comunidade quilombola ocorreu no dia 11 de abril.


“Nossas comunidades tradicionais, que já enfrentavam uma série de problemas estruturais, estão ainda mais vulneráveis diante do coronavírus. Como empresa socialmente responsável, atuante em viagens de imersão e experiência, a Tekoá já apoia duas campanhas voltadas às comunidades indígenas Krahô e Xavante e se solidariza também com a questão quilombola”, explica o diretor Marcos Luz.


Para a sócia fundadora da Tekoá Brasil, Fernanda Carasilo, é fundamental buscar formas de apoiar estas comunidades que reúnem uma série de saberes tradicionais, em especial os idosos, que são naturalmente mais vulneráveis. “Precisamos proteger esses guardiões do conhecimento”, completa.



Você quer saber mais sobre essas campanhas, suas metas e como colaborar? Confira os links abaixo:


https://www.chapadasolidaria.org/

https://benfeitoria.com/redesolidariaamazonia

https://www.salvekraho.com/

https://www.captar.info/campanha/sosxavante/

0 visualização

Registrada:

CNPJ 14.703.348/0001-50

Newsletter

Inscreva-se para receber as novidades.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Copyright 2020 Tekoá, todos direitos reservados